sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aquecedor de água solar elaborado com garrafas pet e tetra pack



Estamos nos tempos em que muito se fala sobre o aquecimento global, nosso planeta está realmente pedindo ajuda, para que tenha um futuro um pouco diferente
 do previsto, se continuarmos poluindo, e desperdiçando alguns meios alternativos de energia, combustível, etc.Você pode fazer muitas coisas para colaborar com esta questão, só que, infelizmente alguns equipamentos como painéis solares, ou até mesmo um aquecedorsolar, comprados em alguma loja especializada, ainda custam muito caro.
O que você faz com o monte de garrafas pets e embalagens Tetra Pack que utiliza semanalmente?
 A maioria é jogada nos lixos e depois encaminhada para os lixões que estão cada vez mais superlotados.
Preocupados com isso, a Casa Brasil Vidal Ramos um projeto que leva às comunidades computadores e conectividade, e privilegia, sobretudo, ações em tecnologias livres, desenvolveu um aquecedor de água muito criativo que utiliza essas embalagens e tubos PVC.
O aposentado José Alcindo, criador do projeto, fez uma ótima ação, patenteou essa idéia com o objetivo de que não pudesse ser comercializada, e disponibilizou o manual na internet para que qualquer pessoa pudesse copiar.



 O Sr. Alcindo construiu um aquecedor em sua casa para abastecer dois banheiros e o custo total saiu apenas R$83,00. Além de barato, deixa a água bem quente e economiza até 50% de energia.
Maioria sabe, que o chuveiro, é um dos itens que mais consome energia em maioria das residências, ele é responsavél por quase 50% do consumo de energia.
 Esses 50% de gasto com o chuveiro pode ser racionado apenas com o aquecedor solar, o que vai representar uma boa diferença nas contas do final do mês.
O manual disponível para download na internet é didático, e tem várias ilustrações para ficar ainda mais fácil de entender como o aquecedor funciona e como pode ser construído.
Que tal construir um na sua casa? Ou ainda melhor, chamar um grupo de amigos e construir em mutirão alguns para doar para quem não tem acesso a estas informações.
Vamos lá então, clique aqui e faça o download do manual em formato pdf.



                                                                                                        Postado por Bruno Lo Bianco

Um comentário: