domingo, 10 de junho de 2012

Horta ou jardim vertical elaborada com cano ou calha em pvc

Estes dias eu estava olhando para um canto de minha casa que poderia caber uma hortinha, e confesso que quando eu vi estas fotos eu aumentei em até cinco vezes o tamanho do espaço de terra para o meu pequeno cultivo. E também lembrei ao mesmo tempo de que sempre que passamos por restos de entulho de uma obra existem canos e calhas dispensados que podemos usar tranquilamente.
Um espaço bem aproveitado é aonde transformamos o pouco em muito. Podemos obter verduras orgânicas de alta qualidade e sabor em nossa mesa com pouco investimento do bolso e alto investimento em vitaminas e sais minerais.
Alface, cebolinha, salsa, pimenta, oregano, couve, alface roxa, rúcula, tomilho, mostarda, almeirao, serralha entre outras verduras podemos fazer chover na nossa horta!!!


Este projeto apresentado nas fotos, é de uma horta de três andares, porém podemos trabalhar com menos ou mais andares dependendo do espaço e altura que dispomos para a instalaçao do equipamento. Precisando aumentar ou diminuir a quantidades de andares é só retirar ou adicionar as peças pertinentes.
Podemos trabalhar também como um jardim vertical, plantas e flores com as suas cores acentuadas darao um clima de natureza. Margaridas, geranios, bromélias, orquídeas e afins contribuindo para o visual, o alto atral e a terapia de cuidar das plantas. Muitas pessoas acabam mesclando os andares entre horta e jardim.

Materiais:

03 pedaços de calha ou cano cortado ao meio 1,50m, 2,00m ou 2,50m ( Cano ou calha mínimo de 90mm.)
03 suportes de cano divididos ao meio (Pertinente a  largura do cano.)
Cabo de aço ou corda de varal
12 fechos de parafuso para cabo de aço (Pertinente a espessura do cabo.)
6  meia tampas de calha ou 3 tampas de cano cortados ao meio


Montagem:

Medir a extensao da calha ou cano em tres partes (os 02 suportes tem que estar divididos entre a extensao da calha ou cano para suportar a terra que exercerá peso depois de pronto.)
Em calhas ou canos maiores que 2,50m usar tres suportes divididos afim que aguente o peso da terra.
Chumbar o cabo de aço ou corda  ao teto (na medida dividida certa) com um parafuso ou gancho s10 
Faça furos embaixo das calhas ou canos afim de que a agua da rega escorra.
Passar o cabo de aço ou corda pelos buracos dos suportes fechando justo embaixo com o fecho de parafuso para dar sustentaçao ao cano ou calha. Apoiar a calha ou cano encima dos suportes  para que em seguida se encha de terra.
Deixe um espaço (já medido e dividido entre os andares) de cabo de aço ou corda e prenda mais um par de suportes para o próximo andar
Dobre o cabo de aço ou corda no finale prenda  fechos de parafuso para assim finalizar a peça.
Encha as calhas ou canos de terra e comece o seu cultivo.

                                                       Peça finalizada ( calhas com 1,50m)

                                                                                                       Postado por: Bruno Lo Bianco


Um comentário:

  1. aproveitando a ideia http://filosfitasequirifofos.blogspot.com.br/2012/10/jardim-suspenso-canos-de-pvc-reciclagem.html

    ResponderExcluir